Anais do III Seminário Nordestino do Pec Nordeste 1999

Ronaldo de Oliveira Sales

Resumo


Excelentíssimo senhor Pedro Sisnando Leite, representando nesta solenidade, o senhor Governador Tasso Jereissati, permita-me que em seu nome eu saúde também a Dra. Mônica Clark e o Dr. Carlos Matos, que compõem o eficiente secretariado do nosso Governo, e que nos honram com suas presenças neste evento; Dr. Ruy de Araújo Caldas, diretor do CNPq, nosso primeiro palestrante do seminário, o que contribuiu de forma significativa para que fosse possível este evento; meu caro Francisco Régis Cavalcante, superintendente do Sebrae; meu caro Wilson de Pinho, primeiro vice-presidente da federação, representando todos os sindicatos do Interior, na qualidade de presidente do sindicato de Madalena; meu caro Paulo Helder, que representa as comissões setoriais, todas as associações setorial que participam efetivamente deste evento, e que foram realmente organizadores de toda a programação que assistiremos; meu · prezado superintendente do Banco do Brasil, recentemente chegado a esta terra, cuja eficiência nós esperamos possa superar a do "Robertão", que deixou imensas saudades entre nós; Dra. Nádia Homero, superintendente da Receita Federal, que abrilhanta com sua presença este Evento; Dr. Francisco de Assis Bessa, Delegado Federal da Agricultura , representando o senhor Ministro Francisco Turra, cuja competência pude constatar no convívio em uma semana, numa viagem pelo Canadá, chefiando o senhor Ministro, uma delegação, podendo demonstrar a sua competência nas negociações bilaterais feitas com aquele País, que resultou numa imediata venda de 100 milhões de reais em frangos, ao longo de 6 meses, resultado palpável no início e que é muito agradável para os avicultores aqui presentes; meu caro Coronel Lívio França, amigo de longas datas e presidente da mais antiga das entidades classistas do nosso Estado; meu caro Leônidas, que representa nesta mesa, o nosso Presidente Antonio Ernesto Di Salvo, que é o maior dos nossos incentivadores, e que aqui não está presente porque participa nesta semana, no Canadá, de uma das reuniões da federação internacional de produtores agropecuários naquele País. A arenga de hoje, por força da viagem a que já me referi, foi redigida nas caladas da noite, porquanto não me deixaram tempo, no dia de ontem, para fazer isso no expediente normal. Assim, perdoem-me alguma vacilação que pode ocorrer até por conta da maneira desarrumada como estão as palavras aqui escritas.

Mesmo sendo este o Ill PECNORDESTE, não conseguiremos ainda fazer a sua abertura sem apelar, talvez por atavismo crônico às tradições que deram origem às atividades pecuárias no Nordeste semi-árido . Louvar-nos-emos para tanto, certamente sem o brilho do autor, em Frederico Pernambucano de Melo, no seu livro "O que foi a Guerra Total de Canudos", tentaremos, sem a citação literal, ficar o mais próximo do original. A afirmação de que a atividade econômica nos bangüês, e nos engenhos de cana-de-açúcar do litoral, inoculou o sentido coletivo do trabalho, enquanto a expansão colonizadora, que empurrou o homem para além das léguas agricultáveis do Massapê, projetando-o no universo cinzento da caatinga, fez surgir um novo tipo de cultura, cujos traços mais salientes podem ser resumidos na predominância do individual sobre o coletivo. Ofer ecer condições para melhoria crescente, na qualidade dos produtos, para o alcance de mercados mais exigentes e sofisticados; Criar condições de acesso a financiamentos    com encargos  e prazos compatíveis com as explorações, para que possam ser realizados os investimentos necessário ao crescimento sustentável do segmento; Desenvolver mecanismos de promoção comercial e adotar parcerias para abertura de canais de comercialização para o atingimento de novos mercados; Expandir a oferta de empregos diretos, permanentes e de melhor qualidade para a produção rural; Ampliar e diversificar a produção para o abastecimento interno e para exportação.

Todos esses objetivos têm como síntese conferir competitividade às explorações de médio porte, para que sejam inseridas nos mercados, participando de forma ativa da formação da riqueza nacional, espraiando no seu entorno, emprego e melhores condições sociais para a população direta e indiretamente ligada às atividades desenvolvidas .

Temos consciência de que estamos fazendo a nossa parte. Reconhecemos ser extremamente árdua a tarefa de superar todo o individualismo incrustado em nossas mentes, de que tratam com tanta percuciência os autores citados no início de nossa fala. Pacificar o campo, onde      reina impune e cada vez mais agressiva, e irresponsavelmente, o MST, que agora se volta para as cidades, na tentativa de intimidar a sociedade, de acuar o Governo, na vã ilusão de, pela luta armada, alcançar o poder . Solucionar o enorme contencioso gerado pelo descasamento da renda agrícola com os encargos financeiros, a partir do plano real. São condições indispensáveis para o sucesso de qualquer programa que venha a ser incetado. A agricultura brasileira merece que isso seja feito; afinal, foi ela que propiciou que o país, em tempo recorde, saísse da crise de ataque a sua moeda, que culminou com a mudança do regime cambial.

Por outro lado, a nação não aceita assistir impavidamente as agressões mútuas entre os líderes maiores da República e dos Poderes da República, esquecidos do respeito que o povo e a sociedade merecem.

Senhor presidente, apelamos a vossa excelência para que não confunda espírito conciliador com tibieza, e que passe a exercer o quanto antes, a autoridade e a energia que a Nação espera ansiosamente do seu líder maior .

Agora, restam-nos os agradecimentos. Em primeiro lugar aos nossos patrocinadores : o Governo do Estado do Ceará, que através da Secretaria de Desenvolvimento Rural nunca nos faltou com seu apoio; ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil, que sempre aceitaram nossas críticas, às vezes acerbas, pela convicção que tenho de sua enorme contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira; ao CNPq, responsável maior pelo desenvolvimento tecnológico e científico do país, pela sensibilidade demonstrada.

Perdoem-nos o destaque especial que temos que conferir ao SEBRAE, parceiro de todos os Eventos, colaborador incansável, incentivador permanente, cujas ações muitas vezes se confundem com as nossas, pela identidade de propósitos e pela interação dos objetivos.

Ao meu amigo Lima Matos, que soube sensibilizar o mundo acadêmico e científico e incutir em todos nós a necessidade de ultrapassarmos barreiras e darmos saltos, o que só pode ser conseguido através da biotecnologia, ciência que abre aos homens horizontes


Referências


BACKHOFF, H.P. Some Chemical changes in fish silage. J. Food Technol., v.11, p.353-363, 1976.

BARROGA, J.; PRADHAN, R.; TOBIOKA, H. Evaluation of fish silage - sweet potato mixed diet with Italian raygrass silage as basais ration on nitrogen utilization and energy balance in growing lambs. J. Anim. Sci., v.72, n.3, p.189-197, 2001.

GREEN, S. The use of fish silage in pig nutrition. Nottingham: University of Notthingham, 1984. 230p. Thesis (Ph.D.) - University of Notthingham, 1984.

HALL, G.M. Silage from tropical fish. Nottingham: University of Notthingham, 1985. 278p. Thesis (Ph.D.) - University of Notthingham, 1985.

HARRIS, L.E. Compilação de dados analíticos e biológicos para o preparo de tabelas de composição de alimentos para uso nos trópicos da América Latina. Flórida, USA: Centro de Agricultura Tropical, 1970. 530p.

JARRIGE, R. Alimentación de los Rumiantes. Madrid: Mundi-Prensa, 1981. 697p.

JOHNSEN, F. Fish viscera silage as a feed for ruminants. Norway: Agriculture University of Norway, 1981. 85p. Thesis (Ph.D.) Agriculture University of Norway, 1981.

LASCANO, C.E.; BOREL, R.; QUIROZ, R. et al Recommendations on the methodology for measuring consumption and in vivo digestibility. In: RUIZ, M.E., RUIZ, S.E. (Eds.) "Ruminant Nutrition Research: Methodological Guidelines". San Jose, C.R.: Inter-American Network for Animal Production Systems Research, 1992. p.173-182.

LUPÍN, H.M. Seminario sobre manipuleo, procesamiento, mercadeo y distribuición de los productos de la pesca continental en America Latina: ensilado biologico de pescado una propuesta para la utilización de residuos de la pesca continental en America Latina. In: Comision de pesca para America Latina (COPESCAL), Méxido, D.F., 1983. 12p.

SALES, R. O. Caracterização química e avaliação nutricional da silagem da despesca da tilápia do Nilo (Oreochromis (Oreochromis) niloticus (Linnaeus) em dietas experimentais com ratos. 1995.,Tese de Doutorado (Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C.; GUIMARÃES, J. G L. Elaboração de autolizado ácido (silagem) de tilápia (Sarotherodon niloticus) e acompanhamento do processo de autólise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 13. São Paulo. Resumos... p 130, 1992.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C.; GUIMARÃES, J. L. Avaliação nutricional da silagem Ácida da Tilápia. I - Determinação da relação da eficiência protéica liquida e coeficiente de eficiência alimentar. In: III MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS CIENTIFICOS EM ANDAMENTO NA FEA/UNICAMP, 1993, Campinas - SP. III Mostra interna de trabalhos científicos na FEA/UNICAMP - SP. Campinas - SP: Faculdade de Engenharia de Alimentos, 1993c. v. 02. p. 707-711.

SALES, R. O. Processamento, caracterização química e avaliação nutricional da silagem da despesca da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em dietas experimentais com ratos, 1995. 174p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SALES, R. O. Complementação Protéica da Ração de Crescimento para Suínos com Silagem de Tilápia. Modelo Experimental com Ratos. In: 1a Conferencia internacional sobre ciência e tecnologia de produção e industrialização de suínos, 1995, Campinas - SP. 1 CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE CIENCIA E TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS. Campinas - SP: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1995. v. 1.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C. Nutritional Evaluation of Niles Tilapia Silage (Orechromis niloticus, Linnaesus) in Experimental Diets.. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 1996, Poços de Caldas - MG. XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996a. v. 01.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C. Perfil em Ácidos Graxos do Óleo Extraído da Silagem da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus, Linnaeus) Armazenados à Temperatura Ambiente.. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 1996, Poços de Caldas - MG. XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996b. v. 01.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C. Comparação entre Cromatografia Gasosa e de Troca Iônica para Avaliação da Qualidade Nutricional da Proteína da Silagem da Despesca da Tilápia do Nilo. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 1996, Poços de Caldas - MG. XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Poços de Caldas - MG: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996c. v. O1.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C. Perfil em Aminoácidos e Avaliação da Qualidade Nutricional da Proteína da Silagem da Despesca da Tilápia do Nilo (Orechromis niloticus, Linnaeus) In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 1996, Poços de Caldas - MG. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Poços de Caldas - MG: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996d. v. 1.

SALES, R. O.; SOUZA, J. M. L.; AZEVEDO, A. R. ; FREITAS, J. W. C. Elaboração e Caracterização química, funcional e nutricional da silagem biológica de resíduos de pescado para alimentação de alevinos de Tilápia (Oreochromis niloticus).. In: I Congresso Nordestino de Produção Animal, 1998, Fortaleza-CE. 1 CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL. Fortaleza-CE: Sociedade Nordestina de Produção Animal, 1998a. v. 2. p. 212-212.

SALES, R. O. ; OLIVEIRA, A. C.; SALES, A. M. Efeito da Temperatura Ambiente na Composição em Ácidos Graxos do Óleo Extraído da Silagem Ácida da Despesca da Tilápia de Nilo (Oreochomis niloticus). In: 1 CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1998, Fortaleza-Ce. 1 CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL. Fortaleza-Ce: Sociedade Nordestina de Produção Animal, 1998b. v. 2. p. 213-213.

SALES, R. O.; AZEVEDO, A. R.; BASTOS, F. J. S.; CASTRO, A. B. Complementação Protéica da Ração de Crescimento para Suínos com Silagem da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Modelo Experimental com Ratos. In: I CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇAO ANIMAL, 1998, Fortaleza - CE. Volume II RESUMOS. Fortaleza - CE: Editora Gráfica do Banco do Nordeste, 1998c. v. 02. p. 217.

SALES, R. O.; AZEVEDO, A. R.; BASTOS, F. J. S.; CASTRO, A. B. Complementação Protéica da Ração de Terminação para Suínos com Silagem da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Modelo Experimental com Ratos. In: I CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1998, Fortaleza - CE. Volume II RESUMOS. Fortaleza - CE: Editora Gráfica do Banco do Nordeste, 1998d. v. 02. p. 218.

SALES, R. O.; MENEZES, M. A. S. Conteúdo de Nitrogênio Alfa Amínico na Elaboração e Acompanhamento do Processo de Autólise da Silagem Ácida da Despesca da Tilápia do NIlo (Oreochromis niloticus). In: XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1998, Fortaleza - CE. XVII ENCONTRO UNIVERSITARIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA. Fortaleza - CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 1998a. v. 01. p. 976.

SALES, R. O.; HOLANDA, L. A. Elaboração e Determinação das Bases Voláteis Totais da Silagem Ácida da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1998, Fortaleza - CE. XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza - CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 1998b. v. 01. p. 977.

SALES, R. O.; FREITAS, J. W. C. Elaboração e Contagem Total de Mesófilos na Silagem Ácida da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) no Acompanhamento do Processo de Autolise. In: XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1998, Fortaleza - CE. XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza - CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 1998c. v. 01. p. 978.

SALES, R. O.; FERREIRA, O. S. Elaboração e Determinação da Viscosidade da Silagem Ácida da Despesca da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e Acompanhamento do Processo de Autólise. In: XVII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 1998, Fortaleza - CE. XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa. Fortaleza - CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 1998d. v. 01. p. 978.

SALES, R. O.; OLIVEIRA, A. C.; ANDRADE, M. O. Comparação Entre Cromatografia Gasosa e de Troca Iônica para a Avaliação da Qualidade Nutricional da Proteína da Silagem Biológica de Resíduos de Pescado. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca CONBEP e I Congresso latino-americano de engenharia de pesca CONLAEP, 1999, Recife -PE. XI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca CONBEP e I Congresso latino-americano de engenharia de pesca CONLAEP. Recife-PE: Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco AEP/PE, 1999a. v. I. p. 331-337.

SALES, R. O.; AZEVEDO, A. R. A.; FREITAS, J. W. C.; OLIVEIRA, A. C.; ANDRADE, M. O.; SOUZA, J. M. L. Avaliação do ganho de crescimento de alevinos de Tilápia (Oreochromis niloticus), Alimentados com silagem biológica de resíduos de pescado. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 1999, Recife - PE. Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. Recife: Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco AEP/PE, 1999b. v. 01. p. 51-55.

SALES, R. O.; AZEVEDO, A. R.; FREITAS, J. W. C.; OLIVEIRA, A. C.; ANDRADE, M. O.; SOUZA, J. M. L. Avaliação do Ganho de Crescimento de Alevinos de Tilápia (Oreochromis niloticus), alimentos com silagem biológica de resíduos de Pescado. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 1999, Recife, Anais... Recife-PE, 1999, Resumo. 0979. 1999, Recife. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. Recife-PE: Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco - AEP/PE, 1999c. v. 1. p. 51-55.

SALES, R. O.; AZEVEDO, A. R; FREITAS, J. W. C.; OLIVEIRA, A. C.; ANDRADE, M. O. ; SOUZA, J. M. L. Avaliação do Ganho de Crescimento de Alevinos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) Alimentados com Silagem Biológica de Resíduos de Pescado. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 1998, Recife - PE. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA - CONBEP E I Congresso Latino Americano de Engenharia de Pesca I CONLAEP, 1999d. v. 02

SALES, R. O.; RODRIGUES, A. C. O.; AZEVEDO, A. R.; BISERRA, F. J.; ALVES, A. A. Utilização do nitrogênio de dietas para ovinos com diferentes níveis de silagem biológica de resíduos de pescado. In: 39º CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA. Anais.... 2002. Recife – PE.

SALES, R. O. ; SOUZA, J. M. L. ; AZEVEDO, Abelardo Ribeiro de ; FREITAS, J. W. C. Efeito de Dietas contendo silagem biológica de resíduos de pescado no desempenho de alevinos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: 39o REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 2002, Recife - PE. Anais... da Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Recife - PE: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002a. v. 01. p. 1-3.

SALES, R. O. ; RODRIGUES, A. C. O. ; AZEVEDO, A. R. ; BESERRA, F. J. Efeito da Inclusão de Silagem Biológica de Resíduos de Pescado sobre a Digestibilidade de Dietas para Ovinos. In: 39o Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife - PE. Anais... da 39o REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Recife - PE: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002b. v. 01. p. 1-3.

SALES, R. O.; RODRIGUES, A. C. O.; AZEVEDO, A. R. DE; BESERRA, F. J.; ALVES, A. A. Utilização do Nitrogênio de Dietas para Ovinos com Diferentes Níveis de Silagem Biológica de Resíduos de Pescado. In: 39o Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife - PE. Anais.... da 39o REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Recife - PE: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002. v. 01. p. 1-3.

SHQUEIR, A.A.; CHURCH, D.C.; KELLEMS, R.O. Evaluation of liquefied lot performances studies with sheep. J. Anim. Sci., v.64, n.3, p.889-895, 1984.

SAS INSTITUTE SAS/STAT User`s Guide: Statistics". Version 6.11, Cary: SAS Institute Inc., 1996. SILVA, D.J. Análise de Alimentos: Métodos Químicos e Biológicos. 2.ed., Viçosa, MG: UFV, 1998. 165p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas