I Simpósio sobre Qualidade de Carne Ovina e Caprina: Produção Rendimento, Normas e Padrões de Qualidade

Ronaldo de Oliveira Sales

Resumo


O I Simpósio sobre Qualidade de Carne Ovina e Caprina: Produção Rendimento, Normas e Padrões de Qualidade aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, no Auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Passaré - em Fortaleza – Ceará. Foi um evento organizado pelo Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Sales. do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UNiversidade Federal do Ceará .

O I Simpósio sobre Qualidade de Carne Ovina e Caprina: Produção Rendimento, Normas e Padrões de Qualidade apresentou palestras que abordaram assuntos atuais relacionados sobre Qualidade de Carne Ovina e Caprina: Produção Rendimento, Normas e Padrões de Qualidade no Brasil aliados à presença de palestrantes renomados.

O público esperado envolveu profissionais, criadores de Ovinos, estudantes de graduação e de pós-graduação da área de Qualidade de Carne, pesquisadores e demais profissionais do segmento envolvidos com a pecuária de ovinos e caprinos.

Outro aspecto inovador do Simpósio foi a apresentação de resumos de trabalhos científicos e de extensão rural relacionados ao tema Qualidade de Carne e os mesmos foram publicados na Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal,  permitindo uma maior visibilidade e divulgação dos temas relacionadas ao assunto.

Dessa forma, a Comissão Organizadora do I Simpósio do evento, agradece a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso dessa edição. Em especial, agradecemos nossos patrocinadores, pelo apoio essencial ao evento e aos palestrantes, que foram de suma importância para o enriquecimento e sucesso do Simpósio.

Muito obrigado a todos pela participação!

Comissão Organizadora


Palavras-chave


Simpósio; evento; qualidade de carne; frigorifico

Referências


DUTRA, A. Cresce o Consumo de Carne de Carneiro no Ceará. Jornal O Povo - Economia, 13/01/99.

EVANGELISTA, F. F.; RODRIGUES, M. T. Evolução dos resultados da Balança Comercial do agribusiness do Nordeste. Banco do Nordeste-ETENE: Fortaleza, 2001. 18p. BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

JANK, MARCOS S. Competitividade do agribusiness brasileiro: discussão teórica e evidências no sistema carnes. São Paulo, 1996, 195 p.Tese ( Doutorado – FEA-USP.

LAZZARINI, S. G.. Fundamentos de agribusiness. Campina Grande – PB: UFPb, 1997.

MARTINS FILHO, Raimundo. Alternativas para a produção pecuária no Ceará. ACEVET, nº 23, setembro/outubro, 1998.

NEVES, M. L.; LAZZARINE, S. G; MACHADO Filho, C. A. P. Agribusiness brasileiro: cenários e perspectivas. Texto para discussão. São Paulo: PENSA-FIA/USP, 1997.

NOGUEIRA FILHO, A.. Considerações sobre a ovinocaprinocultura. Fortaleza: Banco do Nordeste/ETENE, 1997.

SDR (Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). Leite de cabra. Salvador, 1998.

SHELMAN M. L. The Agribusiness systems approach: cases and concepts. IN: Lazzarini, S. G.. Fundamentos de agribusiness. Campina Grande – PB: UFPb, 1997.

SIQUEIRA, E. R. Potencialidades da ovinocultura de corte. Tecnologia e Treinamento. Ano 3, nº 10, março/abril - 1999.

TOLEDO, L. R. Cabras - Escolha Acertada, Globo Rural, Ano 14, Nº 160, fevereiro de 1999.

ZYBERSZTAJN, D. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness. Tese de Livre-Docência. São Paulo: FEA/USP, cap. 4. IN: Lazzarini, S. G.. Fundamentos de Agribusiness. Campina Grande – PB: UFPb, 1997.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas