Custo de um surto de Mycoplasma hyopneumoniae – Relato de caso

Jurij Sobestiansky, T. P. Sales, Grace Japolla, M. R. Lucena, D. C. Linhares, W. M. E. D. Brito

Resumo


Mycoplasma hyopneumoniae é uma espécie de bactérias conhecidas como provocando a doença suína Pneumonia Enzoï, altamente contagiosa e doença crônica que afeta suínos (Whittlestone, 1979). Como com outros mollicutes, M. hyopneumoniae é gram positivo, pequeno no tamanho (400 - 1200 nm), tem um genoma pequeno (893 - 920 quilo-pares de bases (kb)) e carece de uma parede da célula (Tajima et al., 1982). Ele é considerado difícil crescer em laboratório, devido à sua complexa necessidades nutricionais e a alta chance de contaminação associada com mycoplasma cultura. Para crescer com sucesso a bactéria, um ambiente de 5-10% de dióxido de carbono é necessária, e o meio ácido deve demonstrar uma mudança de cor.

Palavras-chave


biossegurança; prejuízo econômico; pneumonia enzoótica

Referências


GOODWIN, R.F. The economics of enzootic pneumonia. Veterinary Record, v.17,p.77-81.

PIFFER, I. A.; BRITO, J.R.F. Descrição de um modelo para avaliação e quantifiação de lesões pulmonares de suínos e formulação de um índice para classificação dos rebanhos. Concódia, SC, Embrapa-CNPSA, 1991. 12p.

SOBESTIANSKY, J.; BARCELLOS D. Doença dos suínos. Goiânia, Cânone Editorial, 2007, 768p.

TAMIOZZO, P.J.; PELIZZA, B.R.; CARRANZA, A.I.; AMBROGI, A. Monitoramento da presença de Mycoplasma hyopneumoniae em granjas de suínos durante a implementação de programas de erradicação. Ciência Rural, v.41, n.4, p.699-705, 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas