Assistência técnica e extensão rural: sua importância para a melhoria da produção leiteira. Relato de caso

Ana Carolina Siqueira Gonçalves, Luiz Carlos Roma Júnior, Maria Imaculada Fonseca, Bruno Vicente Nadruz, Karina Paes Bürger, Gabriel Augusto Marques Rossi

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma propriedade de produção de leite localizado no Município de Sales de Oliveira–SP visando demonstrar a importância da assistência técnica por meio da extensão rural na melhoria da atividade leiteira. Antes do ingresso do extensionista no acompanhamento sistemático das atividades, a propriedade que apresentava baixos índices produtivos, manejo inadequado, práticas de higiene precárias, além da desorganização na administração da produção passou, em um período de três anos, a obter altos índices produtivos e expressivos resultados econômicos decorrentes da adoção de tecnologias compatíveis e, principalmente do melhor gerenciamento da propriedade. A propriedade aumentou sua produção leiteira e a margem bruta da atividade, apresentou melhorias na qualidade da matéria-prima produzida em relação à composição e qualidade microbiológica e obteve ganhos em relação à bonificação no pagamento do produto. Diante dos resultados é possível demonstrar que com a implantação de tecnologias simples de produção é possível tecnificar produtores e contribuir para o sucesso da atividade. A assistência técnica aliada à extensão rural, quando bem estruturadas, contribui na organização e no melhor desempenho da atividade leiteira, garantindo melhorias e o desenvolvimento para o setor rural.

Palavras-chave


transferência tecnologia; desenvolvimento rural; produtividade

Referências


ARAÚJO, R.T.A política nacional de assistência técnica e extensão rural (PNATER) e o novo perfil profissional do médico veterinário. Ensaios e Ciência, 5:96-98, 2007.

BAIRROS, A.; FONTOURA L.F.M. Modernização da produção leiteira brasileira: Um Estudo de Caso. In: Anais do 12º Encuentro de Geógrafos de America Latina; 2009, Montevideo. Montevideo: EGAL, 2009.

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 62, de 29 de Dezembro de 2011: Regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, leite cru refrigerado e leite pasteurizado. Brasília; 2011.

CARVALHO, G.R.; VIEIRA, S.B.K. Setor lácteo no Brasil: uma análise do macroambiente competitivo. In: Anais do Congresso Internacional do Leite; 2007, Resende. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite; 2007.

CASTRO, C.E.F. A Pesquisa em Agricultura Familiar.In: CASTRO, C.E.F; BULISANI, E.A; PETTAN, K.B.; CARBONELL, S.M.; MAIA, M.S.D. Pontes para o futuro. 1ª ed.Campinas: Consepa; 2005. p.7-48.

EMBRAPA. Instrução técnica para o produtor de leite. Juiz de Fora, 2006.

FAO. Guia de boas práticas na pecuária de leite. Roma, 2012.

GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. 1995; 35:20-29.

KOGA, C. Gerenciamento familiar mais extensão melhoram rentabilidade. Revista Balde Branco. 2000; 426:44-50.

LOPES, A.D. Caracterização de unidades produtoras de leite na área de abrangência do escritório de desenvolvimento rural de Jaboticabal – SP [Dissertação]. Jaboticabal: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista; 2007.

PETTAN, K.B. As Inter-relações Pesquisa, Ensino e Extensão. In: CASTRO, C.E.F., BULISANI, E.A., PETTAN, K.B., CARBONELL, S.A.M., MAIA, M.S.D. Pontes para o futuro. 1ª ed. Campinas: Consepa; 2005. p.49-64.

ROSA, M.S., PARANHOS DA COSTA, M.J.R., SANT’ANNA, A.C., MADUREIRA, A.P. Boas Práticas de Manejo de ordenha. Jaboticabal: Funep, 2009.

RUTTAN, V.W. Researchon the economics of technological change in American agriculture. Journal of Farm Economics.42:735-755, 1960.

SCALCO, A.R.; SOUZA, R.C. Qualidade na cadeia de produção de leite: diagnóstico e proposição de melhorias. Organizações Rurais e Agroindustriais, v.8, p.368-377, 2006.

VILELA, D; CALEGAR, G.M., BRESSAN, M. Projeto Plataforma - identificação de restrições técnicas, econômicas e institucionais ao desenvolvimento sustentável do setor leiteiro nacional. In: Anais do Seminário sobre identificação de restrições técnicas, econômicas e institucionais ao desenvolvimento do setor leiteiro nacional - região Nordeste; 1999, Fortaleza. Brasília: MCT/CNPq/PADCT; Juiz de Fora : Embrapa Gado de Leite, 2001. p.417-475.

YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman; 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas