Educação sanitária frente ao aumento da vigilância sanitária passiva

Christianne Catherine Bessa Bezerra, Ludmilla Santana Soares e Barros, Elika Suzianny de Sousa

Resumo


Realizou-se este estudo com o objetivo de ampliar a vigilância passiva ao Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte por meio da Educação em Defesa Sanitária Animal dos discentes do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Apodi, entre os meses de outubro e dezembro de 2019, totalizando 104 discentes. Inicialmente, foi aplicado um questionário estruturado de forma a medir o grau de conhecimento sobre o assunto. Num segundo momento foram executados palestras e cursos de formação sobre os principais Programas de Sanidade Animal executados pelo órgão de defesa estadual. Por fim aplicou-se o mesmo questionário com finalidade avaliativa. Referente ao conhecimento sobre o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte observou-se que apenas 9,6% dos discentes tinham conhecimento sobre o órgão, porém 54,8% sabiam do seu papel. Em contrapartida, percebeu-se que após a palestra, 93,9% disseram conhecer sobre o órgão, e 88,8% tinham conhecimento sobre sua atuação. Somente 16,3% dos discentes tinham ciência das informações sobre o Programa Nacional de Controle da Raiva de Herbívoros, no primeiro encontro, e apenas 42,3% dominavam a principal forma de transmissão da Raiva em herbívoros. Após palestras, obtiveram-se 86,7% de aprendizado sobre o assunto com 88,8% de conhecimento sobre as formas de transmissão da enfermidade. Portanto, se faz necessário um programa de educação zoosanitária eficiente, abrangente e contínuo sobre Defesa Sanitária Animal.

 



Palavras-chave


Defesa Agropecuária, Serviço Veterinário Oficial, Subnotificações

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