Efeito do extrato de confrei na germinação e vigor de semente de milho

Andre Luiz Torres de Oliveira, Aurilene Araújo Vasconcelos, Renato Innecco, José Evanaldo Lima Lopes, Mara Alice Maciel dos Santos, Gustavo Santiago Oliveira

Resumo


A agricultura ecológica sempre apresenta inovações no sistema produtivo, tornando a aplicação de produtos via sementes uma prática rotineira. O uso de bioestimulantes vegetais tem mostrado grande potencial na produtividade.  Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes concentrações do extrato hidroalcoólico de confrei na germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de milho. Neste estudo foram utilizadas como tratamentos cinco concentrações do extrato (0; 0,001; 0,01; 0,1 e 1 mL L-1) no tratamento de sementes de milho antes do plantio. As variáveis analisadas foram percentuais de germinação das sementes, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea, comprimento de raiz e matéria seca de plântulas. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 4 repetições. De acordo com os resultados verificou-se que a concentração de 0,001 mL L-1 influenciou positivamente no comprimento radicular e no peso de matéria seca de plântulas de milho.


Palavras-chave


Symphytum officinale; Zea mays; germinação; alelopatia.

Referências


AGROSTEMIN – apostila – agrostemin. Disponível em: www.agrostemin.com.br, Acesso em 08 de agosto de 2011.

BARBOSA, J.C.; MALDONADO JR. W.; AgroEstat - System for Statistical Analysis of Agronomic Trials, Version 1.0, 2010.

HABER, L.L. et. al. Alelopatia do extrato aquoso de Ascophyllum nodosum na germinação de cenoura e tomate. Disponível em: www.conhecer.org.br, acesso em 08 de agosto de 2011.

JANEGITZ, M.C. et al. Efeito de bioestimulantes via semente no desenvolvimento inicial das raízes de milho e sorgo. Disponível em: www.diadecampo.com.br , acesso em 08 de agosto de 2011.

GRASSI, R.F. et al. Estudo fitoquímico e avaliação alelopática de Memora peregrina – "ciganinha" – Bignoniaceae, uma espécie invasora de pastagens em Mato Grosso do Sul. Química Nova v. 28 n.2 São Paulo Mar./Apr. 2005.

SILVA, A.G.; CARVALHO, R.I.N. Efeito alelopático de extratos de carqueja (Baccharis trimera) e confrei (Symphytum officinale) em sementes e plântulas de girassol. Rev. Acad., Ciênc. Agrár. Ambient., Curitiba, v. 7, n. 1, p. 23-32, jan./mar. 2009.

OLIVEIRA, A.L.T. Efeito de doses de adubo orgânico contendo resíduos de pescado na cultura do tomate cereja (Lycopersicon esculentum). 2013. 64p. Monografia apresentada ao Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, como parte das exigências da disciplina Atividade Supervisionada, Fortaleza – CE, 2013.

OLIVEIRA, A.L.T.; SALES, R.O.; FREITAS, J.B.S.; RAFAEL, M.S. S. Alternativa sustentável para descarte de resíduos de pescado em fortaleza. In: III Congresso Cearense de Agroecologia. Agricultura Familiar e Agronegócio. Convivência com o semi-árido de 7 a 9 de novembro de 2012, Sobral – CE.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. Porto Alegre: Artmed, 2009. 819p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas