Análises físico-química e microbiológica de palmito em conserva do tipo Açaí (Euterpe oleracea)

Jéssica Fernandes de Oliveira, Ana Carolina Ferreira, Henrique Fogaça Freitas, Fernanda Raghiante, Germano Francisco Biondi, Otávio Augusto Martins

Resumo


O palmito é usado como alimento desde épocas remotas, sendo atualmente utilizado não só na culinária brasileira, como também na internacional. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da salmoura e do palmito em conserva do tipo açaí (Euterpe oleracea) comercializado na forma inteira ou em pedaços. As amostras foram armazenadas por 45 dias a 4oC, a temperatura ambiente e a 37oC. Foi analisado um total de 360 amostras de palmitos em inteiros (n = 180) e em pedaços (n = 180). Os ensaios físico-químicas foram o pH, a acidez (% SAN) e a osmolalidade (mOsM/Kg). Os ensaios microbiológicos foram a contagem de coliformes totais (35oC), contagem de Clostridium sulfito redutor e contagem de Escherichia coli. Os resultados demonstraram que os palmitos em conserva inteiros e em pedaços estão de acordo com a legislação brasileira. Entretanto, o resultado do pH da salmoura do palmito em conserva inteiro conservado a 37oC apresentou um valor superior a 4,5. Com base no nosso experimento, conclui que o armazenamento do palmito inteiro a 37oC altera o pH da salmoura deixando o produto em condições para o crescimento de micro-organismos patogênicos.

Palavras-chave: Acidez, Micro-organismos, pH, Osmolalidade, Palmito.


Palavras-chave


Acidez; Micro-organismos; pH, Osmolalidade; Palmito.

Referências


ANDRADE, T.F. Importância das análises físico-químicas no controle de qualidade de alimentos consumidos em Santa Catarina. 2012. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Pública, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

BERBARI, S.A.G.; PRATI, P.; JUNQUEIRA, V.C.A. Qualidade do palmito da palmeira real em conserva. Ciênc. Tecnol. Aliment., v. 28, p. 135-141, 2008.

BRASIL. ANVISA. RDC º 17 de 19 de novembro de 1999. Regulamento Técnico referente ao Padrão de Identidade e Qualidade para Palmito em Conserva. 1999.

BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA. LABORATÓRIO NACIONAL DE REFERÊNCIA ANIMAL. LANARA. Métodos analíticos oficiais para controle de produtos de origem animal e seus ingredientes. I – Métodos microbiológicos. Brasília: LANARA, 1981.

CAVALCANTE, A.C.L. Guia de gerenciamento de risco para palmito em conserva. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2011.

CAMPBELL, J.M.; CAMPBELL, J.B. Matemática de laboratório: aplicações médicas e biológicas. 3 ed. São Paulo: Roca, 1986.

HENRIQUES, G.S.; ROSADO, G.P. Formulação de dietas enterais artesanais e determinação da osmolalidade pelo método crioscópico. Rev. Nutr., v. 12, n. 3, p. 225-232, 1999.

IAL. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. São Paulo. 3ªEd. 1985.

MONTGOMERY D.C. Dessing and analysis of experiments. 3 edição, New York, Jonh Wiley, 1991, p. 649.

RAUPP, D.S.; KULCHETSCKI, L.; BOSMULER, L.C. Processamento de palmito Jerivá (syagrus romanzoffiana) em conserva. Revista Tecnológica, v. 16, p. 75–82, 2007.

RODRIGUES, A.; DURIGAN, M.E. O Agronegócio do palmito no Brasil. Londrina: IAPAR, 2007.

SILVA, P.P.M. Utilização do palmito basal de pupunha em alternativa ao palmito foliar, visando aumentar o aproveitamento da palmeira Bactris gasipaes. Dissertação (Mestrado) - Ciência e Tecnologia de Alimentos, USP, Piracicaba, 2008.

SILVA, N. et al. Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos e Água. São Paulo: Livraria Varela Editora, 2010.

UZZO, R.P. et al. Correlação fenotípicas entre caracteres vegetativos e de produção de palmito da palmeira real australiana. Scientia Agricola, v. 59, n. 3, p. 505-511, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas