Hemometra/Piometra em cadela : Tratamento clínico-cirúrgico. Relato de Caso
Resumo
A piometra é um processo inflamatório do útero, caracterizado pelo acúmulo de secreção purulenta na luz uterina resultante do acumulo de liquido devido a hiperplasia endometrial cística (HEC) somada a uma infecção bacteriana. Acomete várias especies, sendo mais comum em cadelas adultas de meia idade, o quadro do animal pode se agravar rapidamente, sendo uma das afecções que mais causam morte em cadelas, principalmente em decorrencia de endotoxemia e peritonite. O diagnóstico consiste em exame clinico, laboratorial e de imagem. O ultrassom é uma ótima ferramenta diagnóstica para se fechar diagnóstico, principalmente nos casos de piometra fechada. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela com piometra fechada. O animal apresentou piora no quadro em poucas horas, sendo submetido a cirurgia para tratar essa afecção, durante cirurgia foi constatado peritonite. O tratamento cirurgico se mostrou o mais indicado, apresentando uma boa recuperação pós cirúrgica. O animal voltou a se alimentar e já não se mostrava apático nos dias posteriores a cirurgia.
Palavras-chave
Referências
DE BOSSCHERE, H.; DUCATELLE, R.; VERMEIRSCH, H.; VAN DEN BROECKW, CORYN, M. Cystic endometrial hyperplasia–pyometra complex in the bitch: should the two entities be disconnected? Theriogenology 2001;55:1509–19.
FOSSUM, T.W.; HEDLUND, C.S.; HULSE, D.A.; JOHNSON, A.L.; SEIM III, H. B.; WILLARD, M.D.; CARROL, G.L.; Cirurgia de pequenos animais; Roca; 2ª ed.; São Paulo; p. 638 - 642; 2005.
JONES, T.C.; HUNT, R.D.; KING N.W. PatologiaVeterinária; 6 ed. capítulo 25, p. 1186-1188, 2007.
NELSON, R,W.; COUTO, C.G.; Medicina Interna de Pequenos Animais; Guanabara; 2ª ed.; Rio de Janeiro; p. 681 - 683; 2001.
SMITH, F.O. Canine pyometra. Theriogenology 2006;66:610–2.
SWANN, H.; HUGHES, D. Diagnosis and management of the peritoneal cavity. Veterinary Clinics of North America:Small Animal Practice, Philadelphia, v.30, n.3, p.603-615, 2000
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Visitas