A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE

Raimundo Bezerra da Costa, Alysson Mariano de Sena, Ronaldo de Oliveira Sales, Lívia Oliveira Bezerra da Costa Carpentieri

Resumo


O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a  aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual  no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.


Palavras-chave


plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.

Referências


ALMEIDA, M.E.B. de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (org.). Educação online. EDIÇÕES LOYOLA, 4ª. Edição, São Paulo, Brasil, 2012. p. 203-217.

BELIZÁRIO, A. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, M. (org.). Educação online. EDIÇÕES LOYOLA, 4ª. Edição, São Paulo, Brasil, 2012. p. 137-148.

BRASIL. MEC - Ministério da Educação e Cultura. PORTARIA Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34).

BRASIL. MEC - Ministério da Educação e Cultura. RELATÓRIO EDUCAÇÃO PARA TODOS NO BRASIL 2000-2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15774-ept-relatorio-06062014&Itemid=30192. Acesso em 04/07/2016.

CALDAS, E. Aulas tradicionais são ineficientes, mostra estudo. Disponivel em: Acesso em 7 de julho de 2016.

COSTA, R.B.; PEREIRA, V.B.; SENA, A.M.; RODRIGUES, F.R.N.; SALES, R.O.; CARPENTIERI, L.O.B.C. Contribuição virtual na aprendizagem do estudante: um site interativo na disciplina de graduação genética animal. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 08, n. 4, p. 252-258, out-dez, 2014

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 43ª. Edição, Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P., SHOR, M. Medo e ousadia. São Paulo, Brasiliense, 1986.

MALDANER, Otavio A.A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 3 ed.. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M. do C. A episte¬mologia do aprender no educar pela pesquisa em Ciências: alguns pressupostos teóricos. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Educação em Ciências – produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 85-108.

MORAN, J.M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos. Volume 4. n 2. p. 347-356. Itajaí, maio/ago. 2004

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p.

SANTOS, E. Articulação de saberes na EAD online. Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. Educação online.

EDIÇÕES LOYOLA, 4ª. Edição, São Paulo, Brasil, 2012. p. 219-232.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande /MS. Setembro 2001.

SILVA. A.L.S. A participação do professor no processo de desinteresse do aluno pelas aulas de Química. Disponível em: < http://www.infoescola.com/educacao/a-participacao-do-professor-no-processo-de-desinteresse-do-aluno-pelas-aulas-de-quimica/>. Acesso em 21 out. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes, 16ª. Edição, 2014.

WARD, M. Jornalismo Online. Editora Roca Brasil, 2007. 224p.

WILLINGHAM, Daniel T. ¿Por qué a los niños no les gusta ir a la escuela? Barcelona: Editora Graó. 2011.

WIX. http://pt.wix.com/.

ZAGURY, T. O professor refém: para pais e professores entenderem porque fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006. 301p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas