Fixação com pino intramedular em fratura do fêmur em Tamanduá Bandeira, Myrmecophaga Tridactyla1- Linnaeus, 1758. Relato de caso

Melody Bonnon, Lucio de Oliveira e Souza, Vanessa Veronese Ortunho

Resumo


Um tamanduá bandeira macho de 30 kg foi levado para o Centro de Conservação da Fauna Silvestre (CCFS), onde foi diagnosticado com uma fratura simples oblíqua na diáfise do fêmur, e uma fratura de rádio e ulna, ambos no lado direito. O animal foi submetido a 2 procedimentos cirúrgicos para fixação do fêmur. Após primeira fixação, a fratura foi reduzida com um bom alinhamento do osso e movimentos de rotação eram completamente ausentes, porém dois dias após a cirurgia foi feito um raio-X, o qual revelou que o pino intramedular tinha dobrado, causando um alinhamento inaceitável do osso. Realizou-se uma segunda cirurgia, na qual foi retirado o pino dobrado e colocou-se outro, mas sete dias após, a ferida apresentou sinais de infecção e para facilitar a inspeção, o animal foi anestesiado e o pino intramedular revelou ter dobrado novamente. Considerando esses sinais, a perda de peso progressiva do animal e a seu comportamento agressivo que tornava o tratamento intensivo impossível sem sedação diária, e a partir disso, a opção de eutanasiar o animal foi a melhor escolha, para evitar mais sofrimento. A avaliação pós mortem confirmou a infecção de sítio cirúrgico, apesar de antibioticoterapia local e sistêmica.




Palavras-chave


animal silvestre; imobilização interna; tratemento.

Referências


CARISSIMI, A. et al. Amputação de membro torácico em Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus). A Hora Veterinária . v. 145; p. 62-64, 2005.

DAL-BÓ, I.S. et al. Osteossíntese de fêmur em gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) Pesquisa Veterinária Brasileira. v.33, p.389-393, 2013.

FARIAS, R.E. Levantamento dos animais silvestres depositados no Mantenedouro de Fauna Silvestre do 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e sua história: uma amostra do tráfico de animais silvestres no Estado de Roraima. Diálogos & Ciência, n. 33, 2013.

MEDRI, I.; MOURÃO, G. Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758. In: Machado ABM, Drummond GM, Paglia AP (Ed). Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília: Ministério do Meio Ambiente e Fundação Biodiversitas. p.711-713, 2008.

SLATTER, P. Textbook of small animal surgery. 3. ed. Philadelphia: Saunders,. v. 2, 1420 p. 2003.

TERCANLIOGLU, H.M. Sarierler. Femur fractures and treatment options in dogs. Lucrari Scientific Veterinary Medicine. p 98-101, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas