Teor de umidade e presença de amido em queijo tipo parmesão ralado

Maike Taís Maziero Montanhini, Fernanda Duarte Gomes, Aline Alves, Andrea Luiza Julio, Ana Luisa Palhano Silva, Suellen Jensen Klososki

Resumo


O queijo é um alimento de grande importância nos hábitos de consumo dos brasileiros devido à questões nutricionais, gastronômicas e culturais. O queijo tipo parmesão ralado está entre os mais consumidos e também entre os mais fraudados do país, uma vez que a ralagem facilita a incorporação de adulterantes. Este estudo teve como objetivo avaliar a adição de amido em diferentes marcas de queijo tipo parmesão ralado comercializados no estado do Paraná, além de sua adequação aos padrões de umidade exigidos pelo seu regulamento técnico de identidade e qualidade para o produto. Foram obtidas 45 amostras nas regiões de Curitiba e Paranavaí. Os teores de umidade encontrados variaram entre 12 e 26%, sendo que 11% das amostras avaliadas não atendiam o limite máximo previsto pela legislação. Não foi detectada a adição de amido em nenhuma das amostras. Os resultados deste estudo indicam que queijo tipo parmesão ralado estão, em sua maioria, em adequação com a legislação brasileira. Contudo, a presença de elevados teores de umidade representa um risco de desenvolvimento de micro-organismos deteriorantes e/ou patogênicos, além de se caracterizar como fraude.

Palavras-chave


queijo ralado; amido; legislação; qualidade.

Referências


BRASIL. Ministério da Agricultura. Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo Ralado. Portaria nº 357, de 04 de setembro de 1997. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo Parmesão, Parmesano, Reggiano, Reggianito e Sbrinz. Portaria nº 353, de 4 de setembro de 1997. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Métodos Analíticos Físico-Químicos para Controle de Leite e Produtos Lácteos. Instrução Normativa n° 68, de 12 de Dezembro de 2006. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 14 de dezembro de 2006.

DUARTE, A.M.; CRUZ, A.G.; SANT’ANA A.S.; BARBIN, D.F. Incidência de amido em queijo parmesão ralado. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v.61, n.353, p.16-18, 2006.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos, 4 ed., 1 ed. Digital. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008.

JUSTUS, A.; FERRARI, L.M.B.; RODRIGUES, L.R.; FERREIRA, M.L.; PINTO, M.S. Caracterização física e química de queijo parmesão ralado comercializados na região sul de Minas Gerais. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Mar/Abr, nº 379, 66, 6:24, 2011.

ORDOÑEZ, J.A. et al., Tecnologia de Alimentos – Alimentos de Origem Animal. Editora Artmed, Porto Alegre, 2005.

PERRY, K.S,P. Queijos: Aspectos químicos, bioquímicos e microbiológicos. Química Nova, São Paulo, v.27, n.2, 2004.

PIMENTEL, E.F.; DIAS, R.S.; RIBEIRO-CUNHA, M.; GLORIA, M.B.A. Avaliação da rotulagem e da qualidade físico-química e microbiológica de queijo ralado. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.22, n.3, p.289-294, 2002.

RIBEIRO, J.C.B.; CARDOSO, C.R.; ESMERINO, L.A.; SANTOS, R.D.; DEMIATE, I.M.; NOGUEIRA, A. Qualidade físico-química e microbiológica do queijo parmesão ralado comercializado em Ponta Grossa. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. jul/ago, nº 387, 2012.

TROMBETE, F.M.; FRAGA, M.E.; SALDANHA, T. Avaliação da qualidade química e microbiológica de queijo parmesão ralado comercializado no Rio De Janeiro. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Mar/Abr, nº 385, 67: p.11-16, 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas