Curtimento artesanal de couro de tilápia (Oreochomis sp.) a partir de três curtentes naturais

Renata Dias Gondim, Reynaldo Amorim Marinho, Raimundo Nonato de Lima Conceição

Resumo


O processo de curtimento transforma a pele, que é altamente perecível, em couro, que é imputrescível. Pode ser realizada a partir de compostos minerais ou vegetais. O objetivo deste trabalho foi realizar o curtimento da pele de tilápia (Oreochromis sp.) a partir de casca de cajueiro (Anacardium sp.), casca de aroeira (Schinus sp.) e casca e gumo de banana verde (Musa sp.). Após o processo de curtimento foram retirados corpos de prova, que foram acondicionados em um dessecador com Mg(NO3)2 a 23ºC e 50% UR por 48h, foi utilizado então um dinamômetro EMIC para realização de teste de rasgamento progressivo em 5 corpos de prova de cada tratamento. Pela análise estatística constatou-se que não existiu diferença significativa entre as espessuras médias dos couros obtidos a partir dos tratamentos realizados e para e resistência a tração imposta no teste de rasgamento progressivo. Constatou-se também que a elasticidade do couro curtido com casca de cajueiro não diferiu estatisticamente das demais, mas os couros curtidos com casca de aroeira e casca e gumo de banana verde diferiram estatisticamente entre si com 5% de probabilidade. Todas as amostras dos tratamentos se mostraram ausentes de odor, com maciez satisfatória e textura heterogênea, assim como a coloração. Esse fato pode ser atribuído ao processo ser feito de forma artesanal e com a ausência de fulão. Os três tipos de tratamentos podem ser utilizados em comunidades pesqueiras para confecção de artesanato e complementação de renda das famílias.

 


Palavras-chave


Curtume artesanal; Couro de peixe; Taninos vegetais.

Referências


BRASIL (2013). Ministério da Pesca e Aquicultura. Aquicultura – Informações – Produção. Disponível em: Acesso em: 15 de abril de 2013.

CALCIOLARI, P.R.B.; ROSSI, J.B. & BRANCÃO, A.L. (2013). Alternativa limpa para curtimento em couros: Um comparativo entre o curtimento ao cromo e o curtimento ao tanino vegetal em peles de peixe. In: III Encontro Científico GRPro – Grupo de estudo de Produção. Disponível em:< geprofatecjahu.com.br/anais/2013/5.pdf>. Acesso em:13/09/2013.

CARDOSO, J. (2013). Couro de peixe: design exótico e sustentável. In: Os desafios projetuais na construção da sustentabilidade. CASTRO, M.L.A.C.; NUNES, V.G.A. 2008. Disponível em: http://www.crq4.org.br/informativomat_411. Acesso em: 25/11/2013.

DE MELO, K.S.G. (2007). Extração e uso de corantes vegetais da Amazônia no tingimento do couro de Matrinxã (Brycon amazonicum Spix & Agassiz, 1819). 2007. [Dissertação de Mestrado]. Manaus (AM): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas.

DE SOUZA, M.L.R. & SILVA, L.O. (2005). Efeito de técnicas de recurtimento sobre a resistência feito do couro da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.). Acta Scientarium, v. 27, n.4, p. 535 – 540.

DE SOUZA, M.L.R.; CASACA, J.M.; SILVA, L.O.; GANECO, L.N.; NAKAGHI, L.S.O.; FARIA, H.S.; SCHMIDT, J.T.A. & FRANCO, N. P. (2004). Resistência da pele de Carpa espelho (Cyprinus carpio specularis) curtida pelas técnicas ao cromo e bioleather. Acta Scientiarium. Animal Sciences, v. 16, n. 4, p. 421-427.

DE SOUZA, M.R.L. (2013). Tecnologia para peles de peixes: Processo de Curtimento. Disponível em Acesso em: 17 de abril de 2013.

FRANCO, M.L.R.S.; FRANCO, N.P.; GASPARINO, E.; DORADO, D.M.; PRADO, M. & VESCO, A.P.D. (2013). Comparação das peles de Tilápia do Nilo, Pacu e Tambaqui: Histologia, Composição e Resistência. Archivos de Zootecnia, vol. 62, n. 237, p. 21-32.

LOVO, E. & ROSA, T.M. (2008). Ecodesign: o calçado ecológico economicamente viável. In: Feira SENAI Paulista de Inovação Tecnológica – Inova SENAI., 2008. Disponível em . Acesso em: 18/11/2013.

PAES, J.B.; DINIZ, C.E.F.; MARINHO, I.V. & LIMA, C.R. (2006). Avaliação do potencial tanífero de seis espécies florestais de ocorrência no Semi-Árido Brasileiro. Cerne, Lavras, v. 12, n. 3, p. 232-238, 2006.

PRICE, S. (2005). Opções de valor agregado: Pesquisa para o desenvolvimento de adaptações apropriadas para os pesqueiros artesanais da área de Três Marias, Brasil. Relatório preparado para World Fisheries Trust. Traduzido por De Castro, C. L. Canadá. 67 p.

RIBEIRO, K.C.A. (2004). Estudo da aplicação de peles naturais exóticas para a confecção de calçados na indústria brasileira. [Dissertação de Mestrado]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria.

SANTOS, D.N.; SILVA, A.P.G.; GÓIS, J.A.; SANTOS, J.F.; COSTA, W.M. & VIDAL, J.M.A. (2012). Desenvolvimento de processo sustentável no curtimento artesanal de peles de tilápia. In: Simpósio De Controle De Qualidade Do Pescado. Santos (SP).

SILVA, A.P.G.; SANTOS, D.N.; GÓIS, J.A.; VIDAL, J.M.A. & COSTA, W. M. (2012). Curtimento ecológico de pele de peixe. In: Capacitação em aproveitamento de resíduos de tilápia com ênfase em escamas e pele na confecção de peles artesanais. VIDAL, J.M.A et al., Serra Talhada, Pernambuco.

SILVA, F. DE A. S. & AZEVEDO, C.A.V. (2009). Principal Components Analysis in the Software Assistat-Statistical Attendance. In: World Congress On Computers In Agriculture, 7, Reno-NV-USA: American Society of Agricultural and Biological Engineers.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas