Contribuição virtual na aprendizagem do estudante: um site interativo na disciplina de graduação genética animal
Resumo
O interesse pela navegação virtual, demonstrado pelo estudante na própria sala de aula, amplia as possibilidades de utilização de diferentes recursos contribuintes ao ensino, a pesquisa e a extensão em genética e reprodução. Diante desse interesse constatado foi criada a plataforma eletrônica online “http://lagepeuece.wix.com/geneticauece”onde são disponibilizados materiais com conteúdos didáticos, vídeos, endereços eletrônicos e outros redirecionamentos. Ainda podem ser baixados arquivos que são utilizados enquanto as aulas vão sendo ministradas; também viabiliza contatar o professor ou o monitor através de um e-mail disponibilizado pelo site, o que agiliza a orientação do acadêmico quando necessário. Na construção do site foi feito o cadastro em uma plataforma na internet chamada WIX, seguindo-se da programação da página pelo WIX HTML5, editor disponibilizado pelo próprio WIX. Finalizando, foi feito o cadastro em outro site com tecnologia “nuvem” chamado MediaFire, onde foram elaborados os “uploads” dos materiais e vídeos disponibilizados pelo professor da disciplina. Essa nova sistematização organizacional na disciplina visa facilitar o ensino-aprendizagem e melhorar o desempenho do aluno no decorrer do curso.
Palavras-chave
Referências
KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KLAMMER, C.S., CAMPOS, B.S., TAVARNARO, T. A relação do público universitário com a internet e a sua influência nos hábitos de leitura. Universidade Positivo, Curitiba-PR, 2009.
MediaFire. Disponível em . Acesso em outubro de 2014.
RAMOS, F.P. A influência da Internet no processo de ensino/aprendizagem. Disponível em . Acesso em dezembro de 2014.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem; tradução Jefferson Luiz Camargo; Revisão técnica José Cipola Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WIX. Disponível em . Acesso em outubro de 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Visitas