Contribuição virtual na aprendizagem do estudante: um site interativo na disciplina de graduação genética animal

Raimundo Bezerra da Costa, Victor Barbosa Pereira, Alysson Mariano de Sena, Fábio Ranyeri Nunes Rodrigues, Ronaldo de Oliveira Sales, Lívia Oliveira Bezerra da Costa Carpentieri

Resumo


O interesse pela navegação virtual, demonstrado pelo estudante na própria sala de aula, amplia as possibilidades de utilização de diferentes recursos contribuintes ao ensino, a pesquisa e a extensão em genética e reprodução. Diante desse interesse constatado foi criada a plataforma eletrônica online http://lagepeuece.wix.com/geneticaueceonde são disponibilizados materiais com conteúdos didáticos, vídeos, endereços eletrônicos e outros redirecionamentos. Ainda podem ser baixados arquivos que são utilizados enquanto as aulas vão sendo ministradas; também viabiliza contatar o professor ou o monitor através de um e-mail disponibilizado pelo site, o que agiliza a orientação do acadêmico quando necessário. Na construção do site foi feito o cadastro em uma plataforma na internet chamada WIX, seguindo-se da programação da página pelo WIX HTML5, editor disponibilizado pelo próprio WIX. Finalizando, foi feito o cadastro em outro site com tecnologia “nuvem” chamado MediaFire, onde foram elaborados os “uploads” dos materiais e vídeos disponibilizados pelo professor da disciplina. Essa nova sistematização organizacional na disciplina visa facilitar o ensino-aprendizagem e melhorar o desempenho do aluno no decorrer do curso.


Palavras-chave


interação virtual; internet; facilitação de aprendizagem; novas tecnologias.

Referências


KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KLAMMER, C.S., CAMPOS, B.S., TAVARNARO, T. A relação do público universitário com a internet e a sua influência nos hábitos de leitura. Universidade Positivo, Curitiba-PR, 2009.

MediaFire. Disponível em . Acesso em outubro de 2014.

RAMOS, F.P. A influência da Internet no processo de ensino/aprendizagem. Disponível em . Acesso em dezembro de 2014.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem; tradução Jefferson Luiz Camargo; Revisão técnica José Cipola Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WIX. Disponível em . Acesso em outubro de 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas