Ocorrência de parasitos com potencial zoonótico em áreas de feiras públicas da cidade de Manaus, AM

Adriano Brito de Paiva, Fábio Silva de Souza, Raquel da Silva de Lisbôa

Resumo


O conhecimento da ocorrência de parasitos em cães é importante devido ao caráter zoonótico e aos danos que causam aos hospedeiros. O objetivo do presente estudo foi identificar a ocorrência de parasitos com potencial zoonótico em diferentes áreas administrativas e estimar a área de maior positividade de amostras da cidade de Manaus-AM. Entre os meses de setembro a outubro de 2011 foram visitadas 12 feiras municipais públicas, localizadas em seis diferentes regiões da cidade. Coletou-se 111 amostras de fezes de cães, as quais foram processados pelas técnicas de Willis-Mollay e Centrífugo-Flutuação. Observou-se que das 111 amostras de fezes analisadas, (95/111) foram positivas para ovos de, Ancylostoma sp., Toxocara sp., Trichuris sp., Capillaria Aerophile, Dipylidium caninum e Uncinaria stenocephala. Em todas as regiões administrativas de Manaus, AM, apresentaram resultados de contaminação por ovos de parasitos em fezes que foram coletadas sendo a que apresentou maior número de amostras positivas foi maior na Zona sul. Com a presença amostras positivas para parasitos de potencial zoonótico se que faz necessário a adoção de programas de preservação sanitária nestes locais, no sentido de prevenir a contaminação ambiental por estes agentes.


Palavras-chave


Parasitos; Zoonoses; Urbano.

Referências


ALMEIDA, A.B.P.F. et al. contaminação das praças públicas de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Brazilian Journal Veterinary Animal Science, v. 44, n. 2, p. 132-136, 2007.

ARAÚJO, F.B. et al. Contaminação de praças públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, por ovos de Toxocara e Ancylostoma em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 32, n. 5, p. 581-583, 1999.

BLAZIUS, R.D. et al. Contaminação da areia do balneário de Laguna, SC, por Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em amostras fecais de cães e gatos, Santa Catarina. Arquivos catarinenses de Medicina, v. 35, n. 3, 2006.

CAMPOS FILHO, P.C. et al. Parasitas zoonóticos em fezes de cães em praças públicas do município de Itabuna, Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, São Carlos, v. 17, n. 4, p.206-209, 2008.

CASTRO, J.M.; SANTOS, S.V.; MONTEIRO, N.A. Contaminação de canteiros da orla marítima do Município da Praia Grande, São Paulo, por ovos de Ancylostoma e Toxocara em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 38, n. 2, p. 199-201, mar./abr. 2005.

CORRÊA, G.L.B.; MOREIRA, W.S. Contaminação do solo por ovos de Ancylostoma spp. em praças públicas na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia, v. 2-3, n. 1, p. 15-17, 1996.

FOREYT, W.J. Parasitologia Veterinária: manual de referência. 5 ed. São Paulo: Editora Roca, 2005. 240p.

GUIMARÃES, A.M.; ALVES, E.G.L.; REZENDE, G.F. Ovos de Toxocara sp. e larvas de Ancylostoma sp. em praça pública de Larvas, MG. Revista de Saúde Pública, v. 30, p. 293-295, 2005.

LIMA, W.S; CAMARGO, M.C.V; GUIMARÃES, M.P. Surto de Larva migrans em uma creche de Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil). Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo: v. 26: p. 122-124, 1984.

SCAINI, C.J. et al. Contaminação ambiental por ovos e larvas e larvas de helmintos em fezes de cães na área central do Balneário Cassino, Rio Grande do Sul. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, v. 36, n. 5, p. 617-619, 2003.

SLOSS, H.W.; ZAJAL, A.M.; KEMP, R.L. Parasitologia Clínica Veterinária. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 198 p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas