Correlação do Fósforo no Sistema Solo-Planta-Animal em Pastagem Natural na região da Campanha–RS

Betina Raquel Cunha dos Santos, Hero Alfaya Júnior, Vanderlise Petrere Giongo, João Baptista da Silva, Tadeu Vinhas Voltolini, Salete Alves de Moraes

Resumo


Um estudo foi realizado para determinar a correlação do fósforo (P) no sistema solo-planta-animal em três áreas de campo natural não perturbado sobre diferentes tipos de solo com características da paisagem e qualidade da forragem distinta, localizados na região da Campanha-RS. Efetuou-se a amostragem em áreas sobre os solos Neossolo Regolítico eutrófico (RLe), Argissolo Bruno-Acinzentado (ABA) e Planossolo Háplico eutrófico (PHe) durante um ano. A correlação linear fósforo no solo x fósforo na planta apresentou significância no outono (P<0,01) e no inverno (P<0,05) para todos os solos em conjunto. Dos coeficientes de correlação entre os possíveis fatores influentes dos compartimentos solo-planta, o cálcio, o ferro e o alumínio não exerceram qualquer influência detectável na absorção do fósforo. O manganês influenciou negativamente a absorção do fósforo pelas plantas nas áreas sobre os solos RLe (P<0,01) e ABA (P<0,05). Em relação aos coeficientes de correlação e os níveis de significância dos possíveis fatores influentes da passagem do fósforo nos compartimentos planta-animal, o cálcio não apresentou influência sobre a absorção do fósforo pelo animal em nenhuma das áreas. O ferro afetou negativamente (P<0,01) a absorção do fósforo no solo PHe e o manganês mostrou efeito positivo (P<0,01) sobre a absorção do fósforo no solo RLe. A passagem do fósforo nesta cadeia é extremamente dependente do ecossistema.


Palavras-chave


absorção; bovinos; minerais; soro sangüíneo

Referências


FICK, R.K.; McDOWELL, L.R.; MILES, P.H.; WILKINSON, N.S.; CONRAD, J.H. Métodos de análise de minerais em tecidos de animais e plantas. 2 ed. 1980.

MALAVOLTA, E.O solo como fornecedor de nutrientes. In: ELEMENTOS DE NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS. Editora Agronômica CERES, 1980a. p.17-43.

McDOWELL, L.R. Minerais para ruminantes sob pastejo em regiões tropicais, enfatizando o Brasil. 3 ed., University of Florida , 92 p., 1999.

NRC. Nutrient requeriments of beef cattle. 7. ed. rev: Washington National Academy Press, D.C. 1996. 242p.

SCHULZE, D.G. An introduction to soil mineralogy. In: DIXON, J. B.; WEED, S. B. (Eds.) Minerals in soil environments. SSSA, Madison, 1989, p. 1-34.

SOUSA, J.C. de.; CONRAD, J.H.; BLUE, W.G.; McDOWELL, L.R. Inter-relações entre minerais no solo, plantas forrageiras e tecido animal. I. Cálcio e fósforo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.14, n.4, p.387-95, 1979.

TEDESCO, M.J.; VOLKWEISS, S.J.; BOHNEN, H. Análises de solo, planta e outros materiais. Porto Alegre: UFRGS/Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos, 1985. 95p. (UFRGS. Boletim Técnico, 5).

ZONTA, E.P.; MACHADO, A.D. SANEST, Sistema de Análise Estatística para Microcomputadores. Ciagri/Esalq, USP, 138p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


 

 

Counters
Visitas